sexta-feira, 14 de setembro de 2012




(Imagem disponível em: www.sxc.hu)

Carne do Sol à Laranja & Alecrim

Eis aqui uma primeira receita da Série “Carne do Sol, Mexerica e Outros Amores” e que trata prontamente de cumprir a promessa de uma versão mais light desta delícia: Carne do Sol ALIBOM ao Forno à Laranja & Alecrim!

Em primeiro lugar, se há uma combinação bastante harmônica e utilizada nas cozinhas mundo afora é esta: a suavidade do alecrim com a acidez moderada e bem quista da laranja, este fruto tão versátil e, por que não, quase unanime! O alecrim, por sua vez, reserva a sofisticação da origem calcária dos ares mediterrâneos, por isto mesmo nem sempre facilmente encontrado nas prateleiras dos mercados brasileiros, sobretudo, nordestinos.

É comum então encontra-la – esta união bem acertada – nos preparos mais diversos: dos doces aos salgados, das bebidas às infusões medicinais, a exemplo de bolos, geleias, chás, guisados, assados, entre outros tantos. Nas receitas em língua inglesa, o par recebe a singela alcunha de Orange and Rosemary, já na tradução francesa, temos o casal “Orange et Romarin”; e, por curiosidade, a semelhança da denominação do alecrim se deve à sua especificação latina: Rosmarinus officinalis.

Pois bem, de volta à nossa boa e tenra carne do sol ALIBOM propomos a seguir a sua versão ao forno e ao sabor da dupla laranja-alecrim! Delícia garantida!

Equipe ALIBOM por Ana Clara Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário